Virtualização de Servidores / Aplicações / Serviços
A virtualização seja ela de servidores, serviços ou aplicativos hoje já deixou de ser uma tendência para ser uma realidade em muitos sectores e áreas, seja dentro ou fora da área da tecnologia. Possibilita uma gestão centralizada do sistema, facilidade na execução de backups, maior disponibilidade, economia de espaço e energia eléctrica bem como maior facilidade de recuperação de dados em caso de desastres.
- Gestão centralizada do sistema.
- Facilidade na execução de backups, maior segurança.
- Maior Isolamento e Disponibilidade de Aplicações e Serviços.
- Optimização do espaço físico.
- Redução de custo operacional (até 40%), inclusive de energia eléctrica.
- Maior Facilidade de recuperação em caso de desastres.
Gestão centralizada do sistema.
Com o crescimento exponencial de uma infraestrutura de TI de uma empresa, maior vai se tornando a dificuldade dos gestores em gerir os seus recursos. E esse é um problema grave, uma vez que uma política de gestão de TI incapaz de resolver os principais problemas do dia a dia pode comprometer os índices de produtividade do negócio a médio e longo prazos, consequentemente criando dificuldades operacionais.
Facilidade na execução de backups, maior segurança.
As rotinas de backup e restauro de dados de servidores virtualizados tornam-se mais simples e precisas. Os gestores de TI passam a criar snapshots que permitem copiar todo o sistema como um único arquivo. Da mesma forma, a restauração de dados será feita por meio de um processo único. Caso a empresa trabalhe com sistemas de backup que possuem suporte para versões de arquivos, as cópias também serão mais ágeis. Com isso, o processo de backup torna-se mais simples e eficiente.
Maior Isolamento e Disponibilidade de Aplicações e Serviços.
Com a criação de máquinas virtuais isoladas, a execução dos serviços e aplicações é feita em Sistemas Operacionais diferentes. Isso previne que uma aplicação afecte outra quando é feita uma actualização ou uma alteração. Processo mais aconselhado do que executar diversas aplicações em um único Sistema Operacional.
Optimização do espaço físico.
A partir do momento em que há uma virtualização do servidor, não é necessário ocupar o espaço da sua empresa com Data Center físico. Isso reduz a necessidade de utilizar um local do negócio para isso, podendo destiná-lo para outras funções, tais como aumento da equipe, instalação de um novo sector, entre outros pontos que podem auxiliar no crescimento da organização.
Redução de custo operacional (até 40%), inclusive de energia eléctrica.
O uso de servidores físicos gera uma demanda energética muito alta. Além do próprio uso da máquina, também é necessário manter os sistemas de resfrigeramento dos servidores, o que acarreta maior gasto. O uso da virtualização garante a instalação de múltiplas soluções em um mesmo servidor, minimizando a necessidade de mais equipamentos e proporcionando, consequentemente, menor gasto energético.
Maior Facilidade de recuperação em caso de desastres.
A virtualização também facilitará a recuperação em caso de desastres, pois é possível a criação e restauração de backups da máquina virtual completa com poucos cliques ou até mesmo de forma automática. Traz também a facilidade de criar ambientes de testes e restaurá-los para um ponto anterior rapidamente, para validação de alterações ou instalações no aplicativo em execução por exemplo.